domingo, 25 de outubro de 2009

ABC perde mais uma na Série B e se complica cada vez mais




Na re-edição de uma má atuação como visitante, o ABC voltou a perder na tarde deste sábado (24), para o Guarani, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas/SP, e ficou em situação ainda mais complicada na Série B do Brasileirão após 32ª rodadas de competição. Apesar de precisar vencer, o Alvinegro jogou de forma muito recuada e acabou sendo derrotado por 1 a 0, gol de Ricardo Xavier.

Com o resultado negativo, na verdade o quinto jogo sem vitória do ABC na Segundona, o time que tinha conseguido sair da zona de rebaixamento há cinco jogos agora é novamente o vice-lanterna da competição, a frente apenas do Campinense (que perdeu mais uma, para o Vila Nova). E mais: está cinco pontos atrás do primeiro time fora do Z-4, justamente o rival América.

Se um empate é ruim...

O esquema 3-6-1 nunca foi tão explícito como o que o ABC utilizou para começar a partida contra o Guarani em Campinas. Precisando vencer, mas tendo que reforçar a defesa já que enfrentava o time de segunda melhor campanha nesta Série B. Congestionando o meio-campo, o Alvinegro utilizava as laterais para sair com perigo nos contra-ataques.

Apesar de bem momentado, porém, o esquema não impediu que Guarani criasse chances de gol. Logo aos 6 minutos, Glauber arriscou de fora da área e a bola passou muito perto do gol de Tiago Cardoso, que pulou nela, mas não chegaria. Depois, o goleiro apareceu novamente, para defender o chute de Fabinho à queima-roupa após boa jogada de "pivô" do centroavante Ricardo Xavier. O ABC começa a usar as laterais aos 21 minutos. Bosco finta a marcação de Andrezinho, invadiu a área e soltou a bomba, mas o goleiro Douglas está lá para fazer uma bela defesa e impedir o gol.

Um minuto depois da chance abcedista, Fabinho reencontrou Tiago Cardoso. Bate-rebate na defesa abcedista e a bola sobrou para o baixinho do Bugre, que dominou, ajeitou e chutou forte para mais uma bela defesa do goleiro abcedista. Aos 26 minutos, Tucho, em cobrança de falta, colocou a bola muito perto do gol, pena que ela foi para fora. No último lance de perigo no primeiro tempo, Ricardo Xavier arriscou de fora da área e a bola desviou na defesa, quase pegando o goleiro Tiago Cardoso por cobertura.

...Uma derrota é ainda pior

O ABC voltou para o segundo tempo de maneira ainda mais recuada e isso favoreceu o ataque do Guarani. Nos primeiros 20 minutos da etapa final, só deu Bugre e o Alvinegro só conseguia se defender, parecendo satisfeito com o empate em Campinas. Aos 13 minutos, boa troca de passes do ataque alviverde e a bola vai para Ricardo Xavier, que não marcava há mais de um mês. O jogador teve tempo para dominar, ajeitar, se enrolar, e mandar para o gol. Thiago Cardoso, porém, bem posicionado, defendeu o chute do atacante.

Aos 19, Fabianho apareceu novamente. O rápido atacante bugrino recebeu na frente, invadiu a área e cortou para o meio, mas foi travado na hora do chute pelo capitão Gaúcho. No entanto, um minuto depois, a marcação não resolveu. Lançamento para Ricardo Xavier e, desta vez, o atacante não vacilou: tocou de cabeça no contrapé do goleiro abcedista, que tentou voltar, mas não conseguiu impedir o gol do Guarani. Um castigo para a postura defensiva do ABC.

Depois do gol, Flávio Lopes fez três alteração quase que de uma só vez. Tirou Gaúcho, lesionado, Tucho e Júnior Negão, e colocou Zé Eduardo, Gabriel e Selmir, respectivamente. Antes de sair, o centroavante Júnior Negão ainda tentou fazer um gol de mão, mas a ideia acabou em punição do árbitro: amarelo para o jogador pela tentativa.

Dez minutos depois de sofrer o gol, o ABC assustou. Alexandre Oliveira ajeitou de fora da área e mandou a bomba para o gol, mas assim como no chute de Glauber aos 6 minutos do primeiro tempo, a bola foi para fora. Cinco minutos depois, a prova que o Alvinegro não conseguiria balançar as redes na partida. Escanteio da direita, Bosco cobrou, Selmir cabeceou, Douglas defendeu, Andrezinho, do Guarani, tentou cortar, a bola bateu no zagueiro Rafael Pedro, ia entrando novamente, mas mais uma vez Andrezinho tirou.

Com esse gol incrivelmente perdido, só restava ao ABC se contentar com a derrota, mais uma nesta Série B e que levou o clube de Natal de novo a lanterna da competição. As duas equipes voltam a campo no próximo sábado, pela 33ª rodada da Segundona. O Guarani recebe a Portuguesa em Campinas, às 16h10m, equanto o ABC, em Natal, enfrenta o Paraná no Frasqueirão, às 20h.

Situação preocupa

Não é de agora que a situação do ABC preocupa o elenco alvinegro nesta Série B. Visivelmente abatido pelo resultado, o atacante Júnior Negão reafirmou a necessidade de vencer os próximos jogos e que a esperança é a última que morre no grupo abcedista. "A gente está vendo o fim do campeonato chegar e as vitórias não estão vindo. Temos seis jogos agora e o jeito vai ser dá a vida nessas partidas para sair dessa situação. Temos uma partida muito importante na próxima fase e temos que trabalhar para dar início a essa recuperação novamente em casa", afirmou o jogador.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário