quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vai começar a Copa do Mundo de 2010



Muita cultura africana e ritmos dos quatro cantos do mundo. Foi no clima da diversidade que começou a Copa do Mundo da África do Sul, celebrada em um show de abertura realizado nessa quinta-feira (10), no Orlando Stadium, em Soweto. A cerimônia oficial, tradição em todos os mundiais, acontecerá nesta sexta-feira.

A festa se iniciou no melhor estilo sul-africano. O músico Hugh Masekela tocou a famosa canção Pata Pata, eternizada por Miriam Makeba, falecida em 2008. Na interpretação da música, coube à revelação Lira soltar a voz. Logo em seguida foi a vez do presidente da FIFA, Joseph Blatter, e o presidente da África do Sul, Jacob Juma, saudarem o público e discursarem.

Quem também esteve presente foi o grupo norte-americano Black Eyed Peas, que levou o estádio ao delírio com um pout po ri dos grandes sucessos da banda, como Where's the love, Pump it e I gotta felling.

Em sequência, o casal de Mali, Amadou e Mariam, fez a festa do continente, assim como a cantora de Benin, Angelique Kidjo, o norte-americano John Legend e o sul-africano Vusi Mashlasela. Além deles, outros intérpretes e bandas passaram pelo palco, mostrando ao mundo diferentes ritmos e sons.

Já o arcebispo de Joanesburgo, Desmond Tutu, figura ativa na época de combate ao apartheid, emocionou os presentes ao declarar que estava vivendo um sonho. Foi ele o primeiro responsável por saudar o grande líder do país, Nelson Mandela, que foi ovacionado pelo público.

Para voltar a movimentar o povo, o colombiano Juanes assumiu o comando do espetáculo com um toque pra lá de latino. Continuando no continente americano, porém, na região anglo-saxônica, a nova-iorquina Alicia Keys aumentou o brilho da festa, entoando sucessos como Try Sleeping With A Broken Heart.

Diversos ex-jogadores também participaram da cerimônia, como o francês Karembeu, o alemão Franz Beckenbauer e o brasileiro Sócrates.

A música oficial do torneio, "Wavin` Flags", não poderia faltar. E foi o representante de Somália, K'naan, que interpretou a canção. Nesse momento, o vocalista do Black Eyed Peas, Will I Am, veio ao palco com uma bandeira do Brasil.

Quando o relógio já se aproximava das 18h, horário de Brasília, subiu ao palco a estrela pop Shakira. A musa cantou hits na altura de Hips don't lie.

No final, um vídeo com todos os campeões mundiais, desde a primeira Copa, em 1930, foi exibido no telão.

E assim foi dada a largada para a maior competição futebolística do planeta. Nos próximos 30 dias, a Terra vai estar com a atenção ligada na África do Sul. A partir desta sexta-feira (11), a bola rola com a seleção local enfrentando o México, às 11h, horário de Brasília.

Fonte: www.oreporter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário