sexta-feira, 7 de maio de 2010

"Blitz Móvel" inicia patrulhamento diário em Natal



Os motoristas de veículos em situação irregular e os ladrões de carros de Natal agora têm uma preocupação em comum. O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do Rio Grande do Norte começou utilizar diariamente a "Blitz Móvel", que é um carro operado por policiais militares que manda informações em tempo real sobre veículos que estejam em situação irregular, seja com documentação atrasada ou que tenham sido roubados. Nesta sexta-feira (7), a Blitz Móvel esteve na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra.

Custando aproximadamente R$ 200 mil, a Blitz Móvel é um carro equipado com sistema de informação ligado diretamente ao Ciosp e com câmeras de vídeo na traseira e dianteira do veículo utilitário. Com elas e o sistema de processamento interno, a Blitz Móvel passa as informações sobre os carros que estão irregulares ao Ciosp em segundos. "Quando há a irregularidade, informamos à barreira polícial formada para que o veículo seja averiguado", explicou o coordenador do Ciosp, Capitão Macedo.

Apesar de também constatar simples irregularidades na documentação de veículos, o objetivo da Blitz Móvel não são os "cidadãos de bem", conforme garante o Capitão Macedo. De acordo com ele, a intenção é fazer com que as abordagens a veículos roubados seja realizada de forma eficiente e que os criminosos possam ser identificados com mais facilidade. "É um ponto que colabora para a segurança dos policiais, que precisam fazer uma abordagem específica quando se trata de um veículo ocupado por bandidos. Além disso, também contribui para que cidadãos com as obrigações com o Dentram em dia não sejam parados com frequência em blitzen", avaliou.

Mesmo não sendo o alvo principal das ações da Blitz Móvel, os motoristas com documentação irregular têm motivos para se preocupar. Na primeira vez que o veículo especial do Ciosp foi às ruas, em 30 minutos foram identificados 17 carros com pendências com o Detran. Entretanto, a abordagem dos veículos em situação irregular não é realizada pelos próprios policiais que operam a Blitz Móvel. "Todo o trabalho é uma parceria do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), que trabalha com a segurança, o Comando do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), que entra com a fiscalização, e o Ciosp, que integra as informações e opera o veículo", disse Capitão Macedo.

Atualmente, há apenas um carro desempenhando o papel da Blitz Móvel, que estará nas ruas diariamente já a partir da próxima semana. A expectativa da Polícia Militar é que até o fim do ano mais três viaturas sejam adquiridas, ficando viável a cobertura de todas as áreas da capital e se estendendo pela região metropolitana.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário