sexta-feira, 23 de abril de 2010

Metamorfose ambulante - Por Mário Madruga



O texto abaixo é do ABCdista Mário Madruga.

Aproveitem a ótima leitura e lição para todos os amantes do futebol.

EU PREFIRO SER ESSA METAMARFOSE AMBULANTE, DO QUE TER AQUELA VELHA OPINIÃO FORMADA SOBRE TUDO...

Sou da geração em que todo menino que gostasse de futebol tinha de ter um time do coração em Natal, e, também no mínimo, torcer por algum no Rio de Janeiro (tipo Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense....). Além disso, alguns ainda torciam por um time em cada grande capital, naquela época (digo meados dos anos 70), era difícil conviver sem isso, por vários motivos, que não faz parte do mérito.

Ocorre que em 1993 nasceu meu primeiro filho, e como freqüentador assíduo do antigo “Castelão”, comecei a levar ele desde os 04 anos de idade para assistir os jogos do meu time de coração (ABC), pois acredito que para um pai, transmitir a sua paixão futebolística a um filho, é tudo de bom, sendo assim continuei com meu filho , as romarias para o castelão e hoje no Frasqueirão.

Apesar disso, em nenhum momento relaxei na orientação para que o mesmo sempre respeitasse o adversário, e que o nas horas difíceis, soubesse assimilar esses momentos, pois sempre fui e serei defensor do futebol ser uma espécie de válvula de escape do povo brasileiro, sendo talvez na realidade o único ambiente e contexto em que “todos são iguais perante a Lei”.

Ocorre que hoje meu filho está com 17 anos, e há algum tempo ele vem pedindo, “Pai vc só deve torcer por time do nosso estado....esses caras da imprensa Sudeste/Sul vivem discriminando os nossos times... Não podemos tolerar essa discriminação”. Sempre que ele me falava isso, eu tentava argumentar, “Mais filho, a minha geração, é diferente da sua; eu cresci vendo Zico, Roberto dinamite e outros...”.

Mesmo assim eu não conseguia convencer o mesmo. E aquilo foi criando dentro de mim uma admiração pela perseverança e segurança nas palavras dele. Como eu poderia ir de encontro a uma opinião carregada de amor pela nossa terra, pelo nosso futebol, pelas nossas raízes; logo eu, que tinha sido responsável direto pela inserção dele, no nosso futebol, pela paixão as cores alvinegras; logo eu, que contribuí para perpetuação da frasqueira, e pela continuidade do futebol do nosso estado.

Depois de meditar; pensei, esse menino tem razão, não é necessário eu Alencar os motivos, por que estão claros e propagados no dia a dia da imprensa falada, televisionada, escrita do nosso Brasil. Tive a sensação maravilhosa de ver uma semente minha, dando um exemplo de regionalismo, numa região tão discriminada do nosso País.

Parabéns filho, apesar de seus poucos anos de vivência, vc consegui me mostrar uma coisa que estava aos meus olhos, é com muito orgulho que eu vou aderir a sua ideologia, como dizia o grande Raul Seixas: “Eu prefiro ser essa Metamorfose Ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

Obs: com respeito as opiniões alheias.

Obrigado Filhão.

Mario Madruga Jr.

Fonte: www.nominuto.com/blog/no-ataque

Nenhum comentário:

Postar um comentário