sábado, 3 de abril de 2010

Por que somos “potiguariocas”



O texto que segue abaixo é assinado por Augusto Azevedo


POR QUE SOMOS "POTIGUARIOCAS"



Há tempos, me intriga a questão de descobrir a origem dessa admiração excessiva que nós, nordestinos, nutrimos pelos clubes cariocas, excetuando pernambucanos e baianos, por dever de justiça. Particularmente, minha segunda e última pele é cruzmaltina. Mesmo sendo uma derme bem superficial, há esta camada, sim. Perguntava-me, então, como posso torcer por um clube carioca, se não sou carioca, não tenho nenhuma raiz fluminense e, para piorar, sou um natalense bairrista e alucinadamente amante do Mais Querido potiguar?

Sempre achei muito simplistas algumas respostas. Uma, herança familiar, onde nos legaram esta inclinação “potiguarioca”. Outra, porque não tínhamos canais de TV locais e, portanto, absorvíamos todas as informações advindas somente do “Sul maravilha” (triste é ver que a nossa imprensa ainda hoje valoriza o carioquês). Concordo que tudo isso teve e tem sua influência , mas, era pouco para aplacar minha inquietude. Todavia, cheguei à minha pessoal e empírica descoberta do porquê de sermos “potiguariocas”.

Série B de 2009. Vasco e ABC F.C., São Januário/RJ. Me vejo diante da TV, frustrado e desapontado com o que a minha derme menor fez com a minha pele primeira. No returno, inverte-se o mando de campo. Estádio Fraqueirão, meu templo, minha casa. Assisto revoltado, irado, este clube carioca, que estranhamente tenho simpatia, abater o meu ABC. Pirei. Indaguei-me como podia torcer, também, por outro clube, e um clube que estava me trazendo infelicidade?

Descobri, assim, que só torcemos por “eles”, porque “eles” não competem conosco de maneira sistemática. Historicamente, raramente nos confrontamos. Às vezes, numa Copa do Brasil, ou, num sazonal rebaixamento de um “deles”, e só. Nem no antigo campeonato nacional, quando sempre estávamos na elite, havia o confronto de todos contra todos. Então, natural que aqueles que não nos agridem amiudemente, só raramente, não sejam objeto do nosso alvo inimigo. Ao contrário, acabamos por adotar um “deles”, para as competições que quase nunca, ou nunca, participamos.

Entendi, enfim, porque gaúchos, mineiros, pernambucanos e etc., até os cariocas, gozam com nossa dupla face. Como poderia um gremista, cruzeirense, palmeirense, sportista torcer por cariocas, se eles se digladiam anualmente? Impossível torcer por adversários contumazes. Nós, não. “Eles”, os cariocas, continuarão sem nos enfrentar em 2010. E, aí, pelas TVs, de novo, revitalizam-se as dermes “potiguariocas”.

Desejo que, cada vez mais, sejamos mais potiguares e bem menos “potchiguares”, ou melhor, “potchiguariocas”. Que todos nós, até mesmo a nossa imprensa, nos ajudem mais a vermos o preto, o branco, o verde, o vermelho, de matrizes puramente nordestinas e sem maiores sotaques. Daqui de nós, mesmos.

Fonte: www.radioglobonatal.com.br/blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário